Atividades em grupo
Entre nós há um mundo de possibilidades capazes de desatar nós.
As atividades em grupo são momentos para encontros, trocas, apoio mútuo, diversão, aprendizado, reflexões sobre as experiências vividas e compartilhadas, além de belas produções coletivas. Organizadas em torno de temáticas especificas e comuns aos participantes, as atividades que propomos não funcionam como um grupo de terapia, mas são terapêuticas.
Grupo é um conjunto de pessoas reunidas por objetivos e/ou ideais comuns e que se entendem interligadas por isso. A partir desse princípio organizamos nossa vida cotidiana e participamos de uma teia de relações e papéis sociais: na família, com os amigos, no trabalho, etc.
O grupo se forma quando esse conjunto de pessoas, que possuem um objetivo em comum e se percebem interligadas, se vê na condição de agirem juntas para alcançarem seus objetivos. Nesse sentido, respeitando as individualidades dos participantes, o consenso no grupo é sempre a resultante de divergências e acordos que vão mudando ao longo do tempo. Assim, tendo seus objetivos claros e explícitos, ou implícitos e inconscientes, o importante é olhar para os fatores que interferem - dificultando ou facilitando - esse processo do grupo, trabalhando sua dinâmica interna e estudando as forças sociais e institucionais que o atravessam.
Os grupos podem ser organizar de diferentes formas, o que já representa um passo na direção de seus objetivos. No campo das práticas em saúde, podem se estruturar como: (I) grupos focais, para conhecer crenças, ideias e sentimentos; (II) grupos socioeducativos, para promover reflexão, adaptação e/ou mudança, aprendizagens e o enfrentamento de problemas; (III) grupos operativos, para estimular a operatividade, autonomia e mobilização dos participantes, considerando a realidade compartilhada no contexto sociocultural; e (IV) grupos de terapia, para trabalhar os conflitos psíquicos de seus membros, ajudando-os a construir formas de lidar com as angústias e as dificuldades relacionais. Sendo este último, por definição, um grupo de terapia, por dar mais ênfase aos aspectos intra e interpessoais.
Os grupos são coordenados por profissionais da saúde que atuam conjuntamente em prol dos objetivos definidos, dentre eles estão psicólogas, artista, nutricionista, educadora física, farmacêutica e médica. Abertas às inscrições, escolha ou sugira seu tema de preferência e participe conosco. Os interessados passarão por entrevista inicial, onde receberão maiores informações e poderão tirar dúvidas que surgirem.